O termo FUE significa Follicular Unit Extration. Em português, Extração de Unidades Foliculares. É uma técnica de obtenção dos fios da área doadora conhecida como Transplante de Cabelos “sem cicatriz” linear.
A técnica FUE consiste da remoção das unidades foliculares, uma a uma, de forma aleatória na área doadora, pelo médico cirurgião. As unidades foliculares podem ser compostas de um a quatro fios.
A grande vantagem da técnica FUE é não deixar uma cicatriz linear visível na região posterior, possibilitando o uso dos cabelos bem curtos, até máquina 1. É conhecida como a técnica de transplante capilar sem cicatriz linear.
Isto ocorre porque os orifícios feitos para a remoção dos fios são extremamente pequenos, com 0.8 a 0.9mm de diâmetro. Outra vantagem é que esta técnica pode ser realizada nos pacientes que não possuem boa elasticidade na região doadora, o que impediria a realização de uma megassessão com a técnica FUT – transplante de unidades foliculares com extração de uma faixa de couro cabeludo.
Também é a melhor indicação para o transplante de barba, pois retira-se os pêlos da própria barba preservando as mesmas características da região. Quando há necessidade um maior número de unidades foliculares podemos também obter os fios de diversas outras áreas como tórax e abdomem superior, além do couro cabeludo e barba.
No início, para conseguirmos introduzir o pequeno punch de alguns milímetros corretamente e extrair a unidade folicular sem dano, havia a necessidade de raspar os cabelos. Na clinica Muricy, para realizar a técnica FUE os cabelos da região doadora podem ou não ser raspados, conforme a escolha do paciente. Realizamos o FUE convencional raspado e o não raspado! A diferença entre as duas opções será o tempo e o custo da cirurgia, maior quando os cabelos não são raspados (técnica NO-SHAWING) mais indicado para a cirurgia da calvície feminina.
No FUE, como as unidades foliculares são retiradas uma a uma, o tempo cirúrgico é maior. As megassessões de 2500 a 3000 ufs são realizadas em um dia de cirurgia. Nas sessões acima de 3000 unidades ou nos casos em que os cabelos não são raspados, são necessários 2 dias consecutivos de cirurgia.
Outros Benefícios da Técnica de FUE
É uma cirurgia minimamente invasiva, onde a anestesia é local com sedação endovenosa, sem necessidade de internação. O pós-operatório é mais tranquilo que na técnica FUT, menos doloroso, com recuperação mais rápida da área doadora, mas também exige cuidados orientados pelo médico.
É indicada para diferentes graus de calvície.
O crescimento dos fios transplantados ocorrerá após 3 meses da cirurgia como na técnica convencional.